Porto Itapoá será o primeiro a incluir créditos de carbono em operações
O Porto Itapoá tem demonstrado seu compromisso com a transição energética
• Atualizado
O Porto Itapoá tem se destacado no cenário empresarial. E trabalha para ser o primeiro porto do Brasil a possibilitar a inclusão de créditos de carbono em suas operações.
Esse projeto começa efetivamente em 2024 e vai permitir aos clientes do terminal que comprem créditos de carbono para compensar as emissões de suas operações.
Leia Mais
Nova política energética
Em 2023, o Porto Itapoá mudou sua política de aquisição de energia no sistema nacional, optando por consumir, nos novos contratos, somente energia de fontes renováveis.
A transação é certificada pelo I-REC(e), um sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável, projetado para facilitar a contabilidade confiável de energia renovável que é atribuído ao consumidor.
Projeto piloto
O Porto Itapoá também está desenvolvendo um projeto para captação de energia solar, com placas já instaladas para o estudo específico de incidência de luz do Sol em Itapoá.
“Os dados que temos disponíveis hoje dizem respeito à macrorregião em que estamos localizados, por isso precisamos entender melhor as particularidades dessa fonte de energia no nosso município. Esses dados vão servir como uma base para projetos futuros, não só do Porto Itapoá, mas de todos os empreendedores da cidade”, conclui Rosa Jr, diretor da Terminal.
Selo ouro
O porto conquistou pela segunda vez, no ano de 2023, o selo ouro do GHG Protocol, programa implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Além disso, investiu mais de R$ 25 milhões em novos RTGs autônomos – que consomem até três vezes menos combustível que os convencionais- e será o primeiro terminal da América do Sul a operá-los.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO