Cotidiano
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Cotidiano Compartilhar
3 rompimentos

Por que tantas adutoras se romperam em Florianópolis? Veja a explicação da Casan

A Casan explica provoca o que causou o rompimento de adutoras na Capital

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Por que tantas adutoras se romperam em Florianópolis? Veja a explicação da Casan
Imagens: GMF, Divulgação

*com informações de João Paulo Cardoso

Água jorrando, asfalto quebrado e transtornos são imagens que se repetem em Florianópolis devido aos rompimentos de adutoras de abastecimento de água da Casan. Até maio de 2022, pelo menos três grandes ocorrências deste tipo na foram registradas na Capital. A reportagem do SCC Meio-Dia foi buscar resposta da Casan, para entender o porque dos rompimentos de adutoras, em um curto período.

O que causa o rompimento das adutoras?

De acordo com o chefe da agência Casan em Florianópolis, Francisco Pimentel, o problema é causado por um conjunto de fatores.

“O que acontece é que temos uma grande quantidade de rede da cidade, mais de 1600 km de extensão para monitorar, entre redes e adutoras. Então, realmente é raro acontecer na sequência”, justifica Pimentel, ao falar sobre a dificuldade de acompanhar todas as adutoras.

O chefe da agência explica que o próprio trânsito na via, manutenções, obras e outros serviços feitos no asfalto, podem movimentar o tubo, causando um estresse na estrutura que sofre danos e acaba se rompendo.

Confira a entrevista:

Vídeo: SCC Meio-Dia


A Casan também afirma que mais de 120 vazamentos ocultos foram localizados e consertados nos últimos dois anos e que foram feitas ações preventivas para diminuir os casos.

Relembre

No dia 18 de abril deste ano, logo nas primeiras horas da manhã, uma adutora de 400mm se rompeu na avenida Governador Gustavo Richard, no Centro da Capital, em frente à passarela do samba Nego Quiiridu, foram litros de água jogados fora. Nove dias depois, os moradores do bairro Trindade, também na capital, foram surpreendidos por uma enxurrada, por conta do rompimento de uma tubulação de 300mm na rua Lauro Linhares.

Em menos de trinta dias, outro adutora se rompeu, desta vez, avenida Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, foi alagada após o rompimento de uma adutora de 300mm. Os incidentes causam transtorno no trânsito, mas também danificam o asfalto e interrompem o abastecimento de água nos bairros.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais