População de Taió se mobiliza para pedir mudanças nos protocolos da Barragem Oeste
Manifestação está marcada para esta terça-feira (07), a partir das 17h30
• Atualizado
A situação da cidade de Taió, no Alto Vale do Itajaí, segue instável devido a Barragem Oeste. O município foi um dos mais afetados pelas cheias durante o mês de outubro, em Santa Catarina, e chegou a decretar calamidade pública. Agora, a população está se mobilizando para pedir ao Governo transparência quanto a questão de abertura e fechamento da barragem. O local é operado pela Defesa Civil e serve para conter as cheias no Vale do Itajaí.
Carreata Taió Pede Socorro
A manifestação está marcada para ocorrer nesta terça-feira (07), a partir das 17h30. A saída será da Prefeitura de Taió em direção ao portão principal da Barragem Oeste. De acordo com a organização, o movimento acontecerá para solicitar uma mudança nos protocolos de abertura e fechamento das comportas da barragem, bem como mais transparência deste processo para com a população.
MPSC recomenda que Defesa Civil seja mais transparente
No dia 11 de outubro deste ano, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) já havia expedido uma recomendação à Defesa Civil do Estado para que a população fosse constantemente informada sobre a real situação das cheias no município e das manobras na barragem.
No documento dirigido ao Secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, a Promotoria de Justiça informou que “a falta de informações precisas e adequadas gera insegurança e fomenta a disseminação de fake news e a sensação de pânico na população, bem como enseja riscos à vida, à saúde e ao patrimônio dos moradores, agentes públicos e voluntários que auxiliam nesse momento crítico, devendo o poder público agir para reduzir os riscos de um desastre ainda maior”.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO