Cotidiano Compartilhar
Balneabilidade

SC fecha o verão com mais de 60 pontos impróprios para banho

Levantamento indica que 194 dos 260 locais monitorados no estado estão próprios para banho.

• Atualizado

Suellen Krieger

Por Suellen Krieger

Relatório: mais de 60 pontos impróprios para banho no litoral de SC | Foto: Suellen Krieger/Divulgação
Relatório: mais de 60 pontos impróprios para banho no litoral de SC | Foto: Suellen Krieger/Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade nº 18 com os dados referentes à semana de 9 a 13 de março de 2026. O levantamento aponta que 66 dos 260 pontos monitorados no litoral catarinense estão impróprios para banho.

Contudo, de acordo com o instituto, 194 locais apresentam condições adequadas, o que representa 74,62% dos pontos analisados em todo o estado.

Na capital, Florianópolis, foram avaliados 88 pontos. Desse total, 66 estão próprios para banho, o equivalente a 75%, enquanto os demais apresentam restrições para os banhistas.

O monitoramento segue os critérios definidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por meio da resolução nº 274/2000. A classificação das praias leva em conta a concentração da bactéria Escherichia coli nas amostras de água coletadas.

A água é considerada própria quando 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas apresentam até 800 unidades da bactéria por 100 mililitros. Já a classificação como imprópria ocorre quando mais de 20% das amostras ultrapassam esse limite ou quando a coleta mais recente registra mais de 2.000 unidades por 100 mililitros.

Orientações

Além disso, o IMA também alerta que o banho de mar não é recomendado nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas. Nesses períodos, a água que escoa pelas ruas pode transportar resíduos, sedimentos e contaminantes até o mar, o que aumenta a presença de microrganismos e pode causar problemas de saúde, como irritações na pele, conjuntivite e infecções gastrointestinais.

Entre as orientações aos banhistas estão evitar entrar no mar logo após chuvas fortes, escolher áreas mais afastadas de saídas de drenagem pluvial e consultar o relatório de balneabilidade, que recebe atualização semanal durante o verão e mensal no restante do ano.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.