Polícia Federal empossa novo superintendente regional em SC
Edson Geraldo de Souza comandou unidades responsáveis por operações de grande relevância nacional
• Atualizado
A Polícia Federal realiza, na quinta-feira (22), a solenidade de posse do Delegado Edson Geraldo de Souza no cargo de Superintendente Regional da instituição em Santa Catarina. A cerimônia ocorrerá às 10h30, no auditório da sede da PF, no bairro Agronômica, em Florianópolis.
Estão confirmadas as presenças do Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e da Corregedora Geral da Polícia Federal, Aletea Vega Marona Kunde, que ocupou por mais de dois anos e meio o cargo de Superintendente Regional da PF em Santa Catarina.
Demais autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes das forças de segurança pública, também estarão presentes no evento.
Conheça o delegado Edson Geraldo de Souza
O delegado Edson Geraldo de Souza integra os quadros da Polícia Federal desde 2006. Ao longo da carreira, atuou como chefe das delegacias da Polícia Federal em Ribeirão Preto (SP), entre 2016 e 2019, e em Campinas (SP), entre 2019 e 2025.
Durante o período, comandou unidades responsáveis por operações de grande relevância nacional, como a Operação Sevandija, que revelou um rombo milionário aos cofres públicos da Prefeitura de Ribeirão Preto; a Operação Concierge, que desarticulou esquema bilionário de fraudes em transações digitais por “fintechs” não autorizadas pelo Bacen; e a Operação “Follow the Money”, destaque nacional no combate a crimes financeiros e lavagem de dinheiro.
Edson Geraldo de Souza também foi precursor, junto com a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da Polícia Federal (DICOR/PF), na estruturação de um grupo especializado no combate ao crime de roubo de cargas na região de Campinas; na criação de um grupo integrado de repressão a crimes de tráfico internacional de drogas por meio aeroportuário, além da criação de um dos mais reconhecidos grupos de repressão a crimes financeiros no estado de São Paulo.
O delegado é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, pela Universidade de Ribeirão Preto (1999) e possui especialização em Liderança de Organizações (2020) pela HEC Paris, na França.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO

