Piracanjuba usa IA para atualizar fotos de desaparecidos e estampar embalagens
Movimento que ganhou força nos anos 1980 nos EUA está de volta com a ajuda da tecnologia
• Atualizado
As embalagens de leite da Piracanjuba agora contam com fotos de desaparecidos. O movimento que surgiu nos anos 1980 nos EUA está de volta, mas dessa vez conta com a ajuda da tecnologia. Isso porque, a marca utilizou a inteligência artificial (IA) para criar imagens que mostram como as pessoas, que desapareceram há décadas, estariam nos dias de hoje.
A iniciativa é uma parceria da Piracanjuba com a Associação Mães da Sé, instituição que desde 1996 ajuda famílias na busca por seus entes queridos e desenvolvida pela Ampfy.
A campanha ‘Desaparecidos’ também conta com a colaboração do perito Hidreley Diao, especialista na técnica de projeção de idade. O objetivo da marca é “Aumentar significativamente a chance de que essas pessoas sejam encontradas, ao transformar retratos antigos em cenas atuais, inserindo-as em situações do cotidiano”.
Segundo a empresa, milhões de embalagens serão distribuídas em todo o território nacional. “Essa é a primeira fase da campanha, que tem tempo indeterminado e deve receber novas imagens nas fases seguintes”.
Além disso, no endereço www.piracanjuba.com.br/desaparecidos o público pode saber mais sobre a iniciativa e obter mais informações sobre cada uma das pessoas apresentadas na campanha. O perfil da Mães da Sé no Instagram vai mostrar diversas fotos e até vídeos, tudo feito por I.A. a partir de um único retrato antigo.
Repercussão da campanha
Nas redes sociais muitos usuários elogiaram a campanha e o uso da inteligência artificial para promover o bem coletivo.
“Parabéns a empresa! Obs. A gente que não tem ninguém desaparecido não consegue imaginar a dor de quem passa, por isso toda ajuda é bem vinda”, comentou uma pessoa.
“Muito legal a ideia, outras marcas poderiam fazer o mesmo”, disse outro usuário.
Uma mulher ainda gravou um vídeo para o TikTok sobre a iniciativa. Assista.
Piracanjuba usa IA para atualizar fotos de desaparecidos e estampar embalagens
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO