Pessoas em situação de rua em Florianópolis são reintegradas as suas cidades de origem; entenda
Mais de 600 pessoas já foram encaminhadas de volta para sua cidade nos últimos meses.
• Atualizado
Cerca de 670 pessoas em situação de rua no município de Florianópolis, nos últimos 12 meses, receberam a passagem de ônibus para retornar para a sua cidade natal. A ação da Prefeitura Municipal da Capital tem por objetivo dar assistência a essas pessoas, contatar a família ou serviço da cidade de origem e após a tudo organizado, encaminhá-las de volta.
O retorno só acontece quando a pessoa em vulnerabilidade social aceita. Que foi o caso da Maria, uma gaúcha de Porto Alegre que, depois de uma discussão com a família, veio para Florianópolis e se encontrava em situação de rua com seu bebê. Há algumas semanas, depois de abordada por equipes de assistência social, mãe e filho foram para um hotel da prefeitura até serem convencidos a retornar. Eles embarcaram em um ônibus, na última quinta-feira (15), acompanhados pelo prefeito Topázio Neto.
Leia Mais
“Muita gente acha que estamos enxugando gelo, porque a medida que reintegramos essas pessoas de volta, chegam novas. Mas na verdade estamos evitando um Iceberg. Imaginem se não tivéssemos feito essas mais de 670 reintegrações”, destacou o prefeito da Capital.
Ele também deixou claro que o trabalho não é “desovar” pessoas de volta, mas fazer um contato para um acolhimento no destino: “sempre que mandamos alguém de volta, é por sua vontade própria, e terá um serviço lhe esperando no destino. Para que não se torne um ciclo interminável”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO