Passageiros denunciam cobrança de taxa extra por motoristas de aplicativos em Chapecó
Motoristas da plataforma estariam cobrando de 40 a 50 reais para aceitar a viagem por fora do aplicativo.
• Atualizado
Nas últimas semanas, moradores que retornam de viagem, assim como turistas e visitantes que desembarcam no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, vêm enfrentando um problema na busca por motoristas de aplicativos. Segundo relatos, motoristas estão cobrando taxas extras para fazer corridas de passageiros que desembarcam no Aeroporto e solicitam viagens pelo aplicativo.
“É um combinado dos motoristas cobrar por fora do aplicativo. Eu já viajei por vários aeroportos e é a primeira vez que eu vejo essa prática”, contou uma passageira ao SCC10. Segundo ela, na sexta-feira (24), ao solicitar um Uber para realizar um trajeto de cerca de sete quilômetros e sem filas estava custando em média R$25 pelo aplicativo. Contudo, motoristas da plataforma estavam cobrando de 40 a 50 reais para aceitar a viagem por fora do app.
“Era o último voo do dia. Eu não paguei o extra porque eu fiquei com medo de chegar no local e ele estar lá, passar a senha do crédito e eu ser coagida ainda mais”, relembra. A prática foi repetida por mais de três motoristas no intervalo de uma hora. Em conversa, um dos motoristas informou que poderia fazer a corrida, mas sem utilizar o aplicativo. “Sua corrida já tocou 4 vezes para mim, mas estou 8k longe de você, mas posso fazer a corrida por fora do app. Pelo app não vale a pena”, disse o condutor.
Violação
Em nota, a Uber informou que todas as viagens da empresa necessariamente só podem ser realizadas por meio do aplicativo e que a oferta de viagens fora da plataforma configura uma violação aos Termos e Condições de adesão ao aplicativo. “Dessa forma, qualquer viagem feita fora desses padrões não é uma viagem de Uber e, portanto, não dispõe das diversas ferramentas de tecnologia e processos de segurança oferecidas pela plataforma, nem é coberta pelo seguro APP que cobre acidentes pessoais durante viagens na plataforma”, informou a empresa.
A empresa solicitou que passageiros que flagrarem motoristas cobrando taxas extras ou realizando corridas por fora do aplicativo reportem os incidentes à Uber para que as medidas necessárias sejam tomadas. “Temos equipes e tecnologias próprias que constantemente analisam viagens suspeitas para identificar violações aos Termos e Condições e, caso comprovadas, banir os envolvidos”, explica a Uber.
Saiba como denunciar
A denúncia pode ser realizada pelo próprio aplicativo, utilizando os canais de ajuda ou siga o passo a passo:
- Abra o aplicativo do Uber e toque em “Conta”, no canto inferior direito;
- Selecione “Viagens” no canto superior direito”;
- Clique em qualquer viagem realizada e selecione a opção “Solicitar ajuda com viagem”
- Utiliza o chat para reportar seu problema à Uber
Assista a reportagem:
Leia mais:
- Homem é preso por furto de fiação na passarela da BR-282
- Trio é preso por tráfico de drogas no Centro de Lages
- Maus-tratos a animal levam homem à cadeia em Lages
- Capotamento de carro mobiliza bombeiros na madrugada em Curitibanos
- Homem de 50 anos fica ferido após queda de cavalo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO