Cotidiano Compartilhar
prevenção de cheias

Parque alagável? Saiba para que serve estrutura que existe em Blumenau

O local é muito importante para a prevenção de cheias na cidade

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Erison Krueger, SCC SBT.
Foto: Erison Krueger, SCC SBT.

Desde que foi inaugurado em 2021, o Parque das Itoupavas já passou por diversas cheias em Blumenau, incluindo a mais recente, ocorrida no último fim de semana. Mas e se te contarmos que esse é mesmo o objetivo da estrutura.

Os parques alagáveis são locais abertos projetados para reter as águas das cheias, como uma espécie de depósito. O Parque Alcântaro Corrêa, mais conhecido como Parque das Itoupavas, teve como exemplo o Parque Barigui, em Curitiba, mas existem outras estruturas semelhantes, com finalidade drenante, espalhadas pelo mundo.

Entenda como funciona um parque alagável

Um rio, saindo de seu nível normal, precisa ter áreas que funcionem como depósito de suas águas, evitando que elas cheguem com maior rapidez aos rios e, consequentemente, aumentando seus níveis, atingindo com maior rapidez as moradias próximas.

Com a subida das águas do Ribeirão Itoupava, que tem parte do seu percurso adjacente ao local, toda a área fica imersa.

Parque Alagável? Saiba para que serve estrutura que existe em Blumenau
Foto: Prefeitura de Blumenau.

Muito se questiona sobre a viabilidade do terreno escolhido para construir a estrutura, visto que o parque é alagado com certa frequência por estar localizado em uma região baixa e próxima ao rio.

Conforme a Prefeitura de Blumenau, a questão foi levada em consideração. Além de ser utilizado como área de lazer, o parque foi idealizado para servir como uma grande bacia de retenção das águas vindas do Ribeirão Itoupava em épocas de chuva. Ainda de acordo com Blumenau, a área protege localidades como a rua 1º de Janeiro, por exemplo.

O mobiliário urbano e outras estruturas existentes também foram planejados e projetados levando em consideração aos alagamentos que a região está suscetível. A casa enxaimel em um ponto elevado e a estrutura em pilotis, por exemplo, foram idealizadas justamente para que as inundações não as atingissem. Já outros equipamentos instalados abaixo, como o parque infantil e os bancos, são facilmente limpos para devolver ao uso da comunidade.

Recentemente a prefeitura da cidade reafirmou a importância do local para a prevenção de cheias. Veja o post.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.