Cotidiano Compartilhar
Papa

Papa Francisco nomeia brasileiro Marcos Pavan como novo maestro da Capela Sistina

O brasileiro já ocupava o cargo interinamente desde 2019, quando tomou posse após a renúncia de Massimo Palombella devido a irregularidades financeiras.

• Atualizado

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media

O papa Francisco nomeou, no último domingo, 22, o brasileiro Marcos Pavan como diretor do coral da Capela Sistina. Pavan já ocupava o cargo interinamente desde 2019, quando tomou posse após a renúncia de Massimo Palombella devido a irregularidades financeiras.

Pavan nasceu em São Paulo em 23 de outubro de 1962 e foi ordenado sacerdote em junho de 1996. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1985 e completou seus estudos de filosofia e teologia em Roma. Possui sólida formação artística e musical, estudou piano, solfejo e canto gregoriano, bem como regência coral, e fez apresentações e gravações de concertos para rádio e televisão.

https://youtu.be/qM9mf0Psbpc

Em setembro de 2018, o Vaticano informou a abertura de uma investigação sobre os aspectos econômicos e administrativos do coral da Capela Sistina. Além disso, o jornal italiano La Stampa publicou que o maestro Massimo Palombella e seu diretor administrativo Michelangelo Nardella eram suspeitos de desvio de verba, fraude e lavagem de dinheiro.

Em janeiro de 2019, o papa ordenou que o coral fizesse parte do Escritório de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e nomeou como administrador econômico, Guido Marini. Posteriormente, em julho de 2019, Marini escolheu Pavan para ser diretor interino.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.