Papa Francisco destina meio milhão de reais para o Rio Grande do Sul
Papa Francisco destinou 100 mil Euros para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul
• Atualizado
O Papa Francisco destinou R$ 500 mil para o Rio Grande do Sul. O pontífice utilizou a Esmolaria Apostólica para enviar os 100 mil Euros, para ajudar os atingidos por enchentes e cheias desde a semana passada.
O arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, confirmou a doação do Vaticano na manhã desta quinta-feira (09).
O valor foi destinado à Nunciatura Apostólica no Brasil, principal representação diplomática da igreja no país. A informação foi divulgada pelo veículo oficial de notícias do Vaticano.
“Este valor foi em torno de 100 mil euros e será repassado para o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o regional que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudar no que for possível”, explica dom Jaime Spengler.
Papa Francisco prestou solidariedade aos gaúchos
O Papa Francis manifestado sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, ao final do Regina Caeli do último domingo (05).
“Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.”
Papa Franscisco
Dom Jaime acompanha trabalho dos voluntários
Dom Jaime relata que em Porto Alegre, capital do estado, “o nível das águas quase não baixou, e nas áreas baixas da cidade, as inundações continuam a subir”. No entanto, a solidariedade das pessoas tem sido de grande ajuda:
“Visitei vários locais onde os desabrigados estão sendo acolhidos, e é verdadeiramente um trabalho extraordinário realizado por tantos voluntários, juntamente com as nossas comunidades. É um trabalho muito bonito.”
O arcebispo descreve também que “na parte sul do estado, na região de Pelotas e Rio Grande, quase na fronteira com o Uruguai, estão enfrentando as consequências das águas que estão chegando àquela região”.
Lá, eles tiveram tempo para se preparar para isso, completa o presidente da CNBB, “então, de alguma forma pode-se dizer que eles estão numa situação um pouco melhor, mas choveu muito naquela região, e isso certamente contribuirá para o sofrimento ainda maior daquela população”.
- “Sabores Ancestrais”: lançamento do documentário ocorre neste sábado na Capital
- Descubra alimentos que podem ter ‘efeito Ozempic’
- Prejuízo de R$ 300 milhões: esquema de sonegação fiscal é investigado em SC
Número de mortos no Rio Grande do Sul chega a 107; chuva afetou mais de 1,4 milhão de pessoas
O número de mortos no Rio Grande do Sul chega a 107, conforme o Boletim do Governo do Estado, divulgado às 9h da manhã desta quinta-feira (09). A chuva afetou mais de 1,4 milhão de pessoas.
O número de feridos é de 374 e desaparecidos 136, devido às fortes chuvas que atingem as cidades gaúchas desde semana passada.
Pelo menos 425 os municípios afetados, 67.542 mil pessoas em abrigos e 164.583 mil desalojados. Confira abaixo o último relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.
Segundo o Governo, os dados são divulgados diariamente às 9h, 12h, 18h.
Boletim das 09h de quinta-feira (09/5)
- Número de mortos no Rio Grande do Sul: 107
- Municípios afetados: 425
- Pessoas em abrigos: 67.542
- Desalojados: 164.583
- Afetados: 1.476.170
- Feridos: 374
- Desaparecidos: 136
- Óbitos em investigação: 1
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO