Cotidiano Compartilhar
Doação

Papa Francisco destina meio milhão de reais para o Rio Grande do Sul

Papa Francisco destinou 100 mil Euros para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: SBT News/Reprodução
Foto: SBT News/Reprodução

O Papa Francisco destinou R$ 500 mil para o Rio Grande do Sul. O pontífice utilizou a Esmolaria Apostólica para enviar os 100 mil Euros, para ajudar os atingidos por enchentes e cheias desde a semana passada.

O arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, confirmou a doação do Vaticano na manhã desta quinta-feira (09).

O valor foi destinado à Nunciatura Apostólica no Brasil, principal representação diplomática da igreja no país. A informação foi divulgada pelo veículo oficial de notícias do Vaticano.

“Este valor foi em torno de 100 mil euros e será repassado para o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o regional que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudar no que for possível”, explica dom Jaime Spengler.

Papa Francisco prestou solidariedade aos gaúchos

O Papa Francis manifestado sua solidariedade aos afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, ao final do Regina Caeli do último domingo (05).

“Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.”

Papa Franscisco
Papa Francisco ora pela população do Rio Grande do Sul
Papa Francisco destina R$ 500 mil para o Rio Grande do Sul | Foto: Reprodução/YouTube

Dom Jaime acompanha trabalho dos voluntários

Dom Jaime relata que em Porto Alegre, capital do estado, “o nível das águas quase não baixou, e nas áreas baixas da cidade, as inundações continuam a subir”. No entanto, a solidariedade das pessoas tem sido de grande ajuda:

“Visitei vários locais onde os desabrigados estão sendo acolhidos, e é verdadeiramente um trabalho extraordinário realizado por tantos voluntários, juntamente com as nossas comunidades. É um trabalho muito bonito.”

O arcebispo descreve também que “na parte sul do estado, na região de Pelotas e Rio Grande, quase na fronteira com o Uruguai, estão enfrentando as consequências das águas que estão chegando àquela região”.

Lá, eles tiveram tempo para se preparar para isso, completa o presidente da CNBB, “então, de alguma forma pode-se dizer que eles estão numa situação um pouco melhor, mas choveu muito naquela região, e isso certamente contribuirá para o sofrimento ainda maior daquela população”.

Número de mortos no Rio Grande do Sul chega a 107; chuva afetou mais de 1,4 milhão de pessoas

O número de mortos no Rio Grande do Sul chega a 107, conforme o Boletim do Governo do Estado, divulgado às 9h da manhã desta quinta-feira (09). A chuva afetou mais de 1,4 milhão de pessoas.

O número de feridos é de 374 e desaparecidos 136, devido às fortes chuvas que atingem as cidades gaúchas desde semana passada.

Pelo menos 425 os municípios afetados, 67.542 mil pessoas em abrigos e 164.583 mil desalojados. Confira abaixo o último relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.

Segundo o Governo, os dados são divulgados diariamente às 9h, 12h, 18h.

Boletim das 09h de quinta-feira (09/5)

  • Número de mortos no Rio Grande do Sul: 107
  • Municípios afetados: 425
  • Pessoas em abrigos: 67.542
  • Desalojados: 164.583
  • Afetados: 1.476.170
  • Feridos: 374
  • Desaparecidos: 136
  • Óbitos em investigação: 1

Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.