Ônibus de cidade catarinense terão reconhecimento facial; entenda
68 ônibus contam com o sistema
• Atualizado
A partir de quinta-feira (1), o transporte coletivo de Jaraguá do Sul passou a contar com um novo instrumento para auxiliar o controle dos benefícios oferecidos no sistema, como é o caso das gratuidades. A bilhetagem eletrônica terá reconhecimento facial dos passageiros em todos os veículos em operação no município, conforme a empresa Senhora dos Campos, que é responsável pelo transporte coletivo.
O sistema de biometria facial na bilhetagem eletrônica já está inserido nos aparelhos instalados no interior dos ônibus coletivos. Conforme o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins de Andrade Filho, tudo funciona automaticamente, ou seja, no momento em que a pessoa embarca, uma câmera ligada ao validador, registrando três imagens da face do passageiro. O gerente administrativo da empresa Senhora dos Campos, Diego Bogo, destaca que o sistema é bastante avançado, indo além de características dos passageiros, como cor de pele, cabelo ou maquiagem, o que garante uma leitura mais precisa de cada indivíduo. As imagens são comparadas as fotos do titular do cartão TEM, tiradas no momento do cadastro no sistema de bilhetagem.
No caso de suspeita de fraude, são aplicadas as sansões previstas em lei, que podem ser o bloqueio temporário ou total do benefício. “Esse sistema vai ajudar a identificar eventuais fraudes, como o uso do cartão do idoso, estudante e o especial, por outras pessoas”, comenta o secretário. Por isso, Andrade reforça que o cartão do transporte coletivo Jaraguá TEM é de uso pessoal e intransferível, não devendo ser utilizado por outra pessoa.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO