Oktoberfest Blumenau 2024 alcança recorde histórico de lucro; veja o valor
O evento registrou o maior lucro desde a criação da festa em 1984
• Atualizado
A 39ª edição da Oktoberfest Blumenau se consolidou como a mais lucrativa da história, com um superávit de R$ 9,6 milhões, um crescimento de 59,68% em relação ao ano anterior. A receita total também foi recorde, alcançando R$ 28,4 milhões. O evento, que celebrou os 40 anos do início da festa, atraiu 579.222 pessoas, um público 27,5% maior do que em 2023. Os números foram divulgados pela Prefeitura de Blumenau nesta terça-feira (9), durante uma coletiva de imprensa no Parque Vila Germânica.
Oktoberfest Blumenau 2024 alcança recorde histórico de lucro
Os patrocínios desempenharam um papel crucial para o superávit, crescendo 19,54% em relação ao ano anterior e somando mais de R$ 14,7 milhões. Além disso, o licenciamento da marca Oktoberfest estreou com grande sucesso, gerando R$ 2 milhões em vendas de produtos oficiais.
O lucro será reinvestido em ações que fomentam o turismo local, como a Páscoa, o Natal em Blumenau e o Réveillon. Para o prefeito Mário Hildebrandt, os resultados refletem a gestão estratégica iniciada em 2018: “A valorização da nossa cultura e tradições é o eixo central da festa, e esse superávit recorde confirma que nossas decisões foram acertadas.”
Sustentabilidade em destaque
A Oktoberfest também se firmou como referência em práticas sustentáveis. Foram recolhidos 1.340 litros de óleo de cozinha, e 145 toneladas de resíduos foram transformados em energia, sem descarte em aterros. Além disso, o público consumiu 49 mil litros de água ultrafiltrada, reduzindo o uso de plástico. A edição ainda monitorou o consumo energético e hídrico para maior eficiência ambiental.
“Celebramos não só a alegria e a cultura da maior festa alemã das Américas, mas também nosso compromisso com a sustentabilidade e inovação”, destacou Marcelo Greuel, secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica.
Acessibilidade e acolhimento na Oktoberfest Blumenau 2024
A 39ª edição manteve iniciativas inclusivas, como cadeiras de rodas elétricas e totens interativos, que foram acessados mais de 373 mil vezes. Outra novidade foi a Central de Acolhimento, que realizou mais de 100 atendimentos, especialmente para crises de ansiedade, com elogios pela atenção ao bem-estar dos visitantes e funcionários.
Com 85% de aprovação entre o público, a festa continua a reforçar sua posição como a maior celebração da cultura alemã nas Américas e um motor de desenvolvimento turístico para Blumenau.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO