Obras de dragagem do Rio Itajaí-Açu devem iniciar em maio
Um evento para marcar a assinatura do contrato vai ocorrer em Rio do Sul
• Atualizado
O governador Jorginho Mello anunciou a data para o início da dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale do Itajaí. Conforme o Estado, a medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um evento para marcar a assinatura do contrato para a execução das obras vai ocorrer em Rio do Sul, no dia 11 de maio.
“Essa é uma obra discutida e aguardada há décadas pelas famílias do Vale do Itajaí. Será um trabalho importante de dragagem do rio e que vai trazer mais tranquilidade, principalmente, para as famílias dos municípios castigados sempre que temos altos volumes de chuva. Chega de perdermos vidas e patrimônio. Isso é a proteção dos catarinenses levada a sério”, destaca o governador.
Ainda de acordo com o Estado, de uma proposta inicial avaliada em R$ 36 milhões, o valor do contrato foi negociado para R$ 16 milhões – abaixo do que se tinha como referência para a realização da obra. A dragagem visa aumentar a capacidade de escoamento do rio, reduzindo o risco de transbordamentos e inundações. A iniciativa busca proteger as comunidades ribeirinhas e também fortalecer a infraestrutura local contra eventos climáticos extremos.
“Finalizamos o processo de contratação emergencial para o início dessa grande obra de dragagem do Rio Itajaí-Açu e seus afluentes. Estamos falando de uma obra que há décadas é aguardada pela população de Rio do Sul e demais municípios do Vale do Itajaí. Teremos obras de dragagem, desassoreamento e melhoramento fluvial. Essa é a primeira grande obra emergencial como uma resposta às enchentes que tivemos no ano passado em Santa Catarina”, reforça o secretário Fabiano de Souza.
Principalmente nas cidades do Alto Vale, a obra vai fazer com que a água consiga escoar mais rápido em direção ao mar durante as chuvas. A dragagem vai evitar que a água suba tão rápido, como aconteceu nas enchentes de 2023, e prevenir novas cheias. “O projeto demonstra o compromisso do governo estadual em promover a segurança e o bem-estar da população de Santa Catarina, além de destacar a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos para enfrentar os desafios ambientais”, completa o secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO