O que significa verter uma barragem? Corpo de Bombeiros explica o termo
Parte da população ficou preocupada, pois associou o termo algo como estouro ou rompimento.
• Atualizado
Após as barragens de Taió e Ituporanga chegarem à capacidade máxima e começarem a verter, durante este domingo (08) parte da população ficou preocupada, pois associou o termo algo como estouro ou rompimento. Mas verter, na verdade, se trata de um procedimento de segurança justamente para que se evite que a barragem transborde, devido ao acúmulo excessivo de água, o que poderia levar a inundações rio abaixo.
“O vertedouro de uma barragem é um dispositivo de segurança, dentro do projeto de engenharia. A grande diferença é que quando a água chega ao limite do vertedouro, para não chegar no barramento, que seria uma questão de segurança, a água passa pelo vertedouro e ela segue o fluxo normal, passando a água para o rio ”, afirmou o Coronel Fabiano de Souza, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, durante coletiva de imprensa em Blumenau neste domingo (08).
Leia Mais
Quando o reservatório da barragem está enchendo e a água não chegou no vertedouro, a operação é controlada por meio das comportas. “Abre a comporta, você joga mais água no leito do rio. Fecha a comporta, você trava o fluxo da água para o leito do rio”, explica de Souza.
Em casos de enchentes, as comportas são fechadas, fazendo que o nível do reservatório se eleve até o limite do vertedouro, que começa a extravasar. “O fluxo da água não é por cima da barragem. A água passa pelo vertedouro”, conclui de Souza, que ainda afirmou que a barragem de José Boiteux nunca verteu desde o início da operação na década de 1990.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO