O que o Procon/SC orienta sobre as faturas atrasadas da Celesc? Entenda
Os atrasos ocorrem desde o final de 2024.
• Atualizado
Na manhã desta quinta-feira (23), o Procon de Santa Catarina ofereceu orientações aos consumidores da Celesc sobre como lidar com os atrasos nas faturas e as cobranças excessivas que têm ocorrido desde o final de 2024.
Em entrevista ao SCC SBT, a delegada e diretora do Procon/SC, Michelle Alves Rebelo, informou que o órgão solicitou aos representantes de todos os municípios catarinenses que reportassem irregularidades e que já está em diálogo com a Celesc para resolver a situação.
Sobre as faturas em atraso e as cobranças indevidas, Michelle destacou que as faturas com valores muito altos devem ser desconsideradas. A recomendação é calcular uma média do consumo habitual e aplicar um aumento de aproximadamente 10% a 20%.
A diretora do Procon também ressaltou que a maioria dos casos registrados no ano passado já foi resolvida e que o órgão está monitorando a evolução do caso semanalmente.
Entenda o caso:
Desde o final de 2024, mais de 140 mil consumidores estão sofrendo com atrasos nas faturas de energia elétrica. Essa irregularidade está acontecendo em todo o estado e, segundo a Celesc, o motivo é a troca de um sistema interno.
Após meses de atraso, alguns consumidores voltaram a receber as suas faturas. Porém, com valores exorbitantes. Em um dos casos, que foi enviado ao SCC SBT, a fatura era superior a R$ 79 mil.
Além dessa irregularidade, os consumidores estão enfrentando dificuldades em emitir a segunda via da fatura nos meios digitais. Outra preocupação é com o valor acumulado das cobranças que ainda não chegaram, como expressa Denia, moradora de Biguaçu: “minha fatura está sem vir desde que mudei em junho. Estou desesperada. Vou lá, não tem nada, zerada”.
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