Cotidiano Compartilhar
cansaço

O que é bronquite, condição respiratória que afeta o Papa Francisco

O papa demonstrou indisposição, na quarta-feira (5), durante a audiência semanal

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: SBT News
Foto: SBT News

O Papa Francisco, de 88 anos, está com bronquite e realizará a agenda de compromissos em sua residência no Vaticano nos próximos dias.

“Devido à bronquite que ele vem sofrendo nos últimos dias, e para continuar suas atividades, nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), as audiências do Papa Francisco serão realizadas na Casa Santa Marta”, informou o Vaticano em comunicado, nesta quinta-feira (6), referindo-se à residência oficial do pontífice.

O papa demonstrou indisposição, na quarta-feira (5), durante a audiência semanal, e precisou da ajuda de um assistente na leitura de seu catecismo. Ele explicou que um “resfriado forte” estava dificultando sua fala.

“Ele o lerá melhor do que eu”, brincou o pontífice.

De acordo com o SBT News, os sinais de cansaço também foram observados no domingo (2), quando ele apareceu sem fôlego durante a oração do Angelus. No último dia 16 de janeiro, o pontífice caiu e machucou o braço direito em sua residência, na casa de Santa Marta.

Papa Francisco teve parte dos pulmões removido quando era jovem. A última vez que ele teve o agravamento de um quadro de bronquite bacteriana foi em 2023, quando passou três noites do hospital e foi tratado com antibióticos.

O que é bronquite e por que afeta o fôlego?

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, que são responsáveis por conduzir o ar do nariz até os pulmões. O fôlego do paciente é afetado uma vez que os brônquios são estruturas tubulares que transportam ar para os pulmões e também umedecem e filtram o ar. Com a região inflamada, esse processo é prejudicado.

Brônquio saudável (acima) e afetada pela bronquite (abaixo) | Wiki
Brônquio saudável (acima) e afetada pela bronquite (abaixo) | Wiki

Segundo a Rede D’Or São Luiz, a condição pode ser provocada por infecções virais ou bacterianas (que também tem a presença de pus), reações alérgicas e exposição a poluentes ambientais, como fumaça de cigarro e produtos químicos.

Em alguns casos, a bronquite pode ser crônica, ou seja, durar pela vida toda ou ser temporária (aguda). O segundo diagnóstico é relacionado a outras condições, como gripes, e geralmente dura de uma a duas semanas, de acordo com a Rede D’Or São Luiz.

Dentre os sintomas estão falta de ar, irritação na garganta, lábios arroxeados e coriza.

O diagnóstico é realizado com auxílio de radiografia de tórax e espirometria (teste de função pulmonar). O tratamento depende da causa: antibióticos (bacteriana) ou broncodilatadores (viral). Inalações com soro fisiológico e hidratação constante das vias nasais ajudam no tratamento.

*Com informações do SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.