O maior da história: 70 anos do reinado da rainha Elizabeth II
Monarca subiu ao trono em 1952, aos 25 anos, após a morte do pai
• Atualizado
Há 70 anos, Elizabeth Alexandra Mary se tornava a rainha Elizabeth II. Com a marca, celebrada pelos britânicos neste domingo (6), ela supera o reinado da rainha Victoria, se tornando a com o maior tempo de atividade na história.
A ascensão ao trono da então princesa de York se deu aos 25 anos, em 6 de fevereiro de 1952, após a morte do pai, o rei George VI. Ela foi a primeira mulher a assumir o posto desde Victoria, morta em 1901.
Na época, Elizabeth já era casada com Philip Mountbatten, duque de Edimburgo, com quem teve quatro filhos – Charles, que atualmente é o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico, Anne, Andrew e Edward. O casal recebeu a notícia da morte do rei durante uma viagem ao Quênia, retornando ao Reino Unido em seguida, onde foram recepcionados por Winston Churchill, então primeiro-ministro.
Coroada em 2 de junho de 1952, Elizabeth teve até aqui um reinado marcado por mudanças na geopolítica internacional, como o fim do Império Britânico, em 1997. No processo, Hong Kong, território que estava sob posse dos britânicos, foi devolvido à China.
Para comemorar o Jubileu de Platina da monarca, uma recepção especial foi feita, nesse sábado (5), em Sandringham House. O evento contou com a presença de integrantes de entidades presididas pela rainha.
Veja a reportagem:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO