Novo laudo da Ponte do Rio Perequê é positivo e estrutura deve ser liberada; saiba mais
Passagem deve ser liberada após reforços estruturais
• Atualizado
A Prefeitura de Porto Belo, no Litoral Norte catarinense, informou nesta sexta-feira (14) que a estrutura da Ponte do Rio Perequê passará por reforços, após um novo laudo constar positivo para a passagem de veículos leves (até vans), pedestres e ciclistas.
O documento é um laudo estrutural, onde a Calcam Engenharia de Projetos e Soluções teve acesso ao projeto original da ponte e considerou nos cálculos todas as camadas de ferros internas, que não eram possíveis de identificar nos outros laudos apresentados, já que os documentos eram apenas visuais. Neste primeiro momento, algumas medidas exigidas pela empresa responsável serão tomadas para o reforço da estrutura.
A empresa contratada por Porto Belo considera matematicamente possível a passagem de veículos leves, usando a faixa central e limitando peso, altura e velocidade. A contratação para a elaboração do laudo teve apoio da comissão de assuntos relacionados à ponte, que reúne Poder Legislativo e representantes de empresários da cidade.
Segundo a prefeitura, a Administração Municipal tinha conhecimento da situação estrutural da ponte, mas a interdição total se deu em decorrência do laudo apresentado pela Defesa Civil, que solicitou a interdição total.
Leia Mais
O que mostra o novo laudo estrutural da Ponte do Rio Perequê?
O laudo mostra que, apesar do dano estrutural, não são observadas fissuras/trincas de flexão e cisalhamento, indicando a possibilidade de a armadura remanescente absorver os esforços de peso próprio. O documento considera as normativas da época em comparação às normativas atuais e verifica que a quantidade de armadura existente na obra é maior que a necessária.
Após os reforços estruturais, será realizado um monitoramento a cada três dias e a passagem será liberada por um prazo de quatro meses, sendo necessário um novo estudo após este período.
A prefeitura de Porto Belo afirma que trabalha na contratação de uma empresa apta a realizar os reparos para reforços e que após este trabalho, será realizado o processo para a liberação da ponte.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO