‘Novo El Niño’ é descoberto e cientistas alertam para grande mudança no clima
Fenômeno pode afetar a temperatura de todo o hemisfério sul do planeta
• Atualizado
Cientistas da Universidade de Reading, na Inglaterra, descobriram um fenômeno climático comparado a um ‘novo El Niño’. Ele tem início na região da Austrália e da Nova Zelândia, pesquisadores afirmam que o fenômeno pode afetar a temperatura de todo o hemisfério sul do planeta.
Ainda de acordo com os especialistas, o novo padrão climático, nomeado de “Onda Número 4 do Padrão Circumpolar do Hemisfério Sul”, foi considerado como ‘um novo interruptor no clima da Terra’.
“Ele mostra que uma área relativamente pequena do oceano pode ter efeitos de grande alcance no clima da Terra e nos padrões climáticos”, disse o autor do estudo, Balaji Senapati.
Novo El Niño
O fenômeno possui características semelhantes ao El Niño, mas com uma grande diferença, o novo El Niño” começa próximo da Linha do Equador e o original, nos trópicos.
Durante os estudos, os cientistas simularam 300 anos de condições climáticas para identificar o fenômeno. Sendo que o modelo combina efeitos atmosféricos, oceânicos e gelo marinho para criar a representação do sistema climático do planeta.
A atuação do novo padrão acontece com um “efeito em cadeia” na Terra. O padrão cria quatro áreas no oceano, que se alternam entre frio e calor, criando um circulo que compreende todo o hemisfério sul.
O novo padrão acontece de forma independente do El Niño e o La Niña.
*Com informações do SBT News e do Uol.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO