Novas regras para funcionamento de parques de diversão entram em vigor
Norma técnica que guia as práticas de segurança do setor no Brasil foi atualizada
• Atualizado
Entraram em vigor, na segunda-feira (26), as novas regras para o funcionamento de parques de diversão em todo o Brasil. Criada em 2011, a norma técnica, que consiste em conjunto de recomendações de segurança para a atuação do setor, passou por uma atualização.
As mudanças são direcionadas, principalmente, para a operação de parques de trampolins, temáticos e os de neve, e inclui novas diretrizes que visam proporcionar mais inclusão aos estabelecimentos. Agora, conforme o documento, os parques deverão disponibilizar brinquedos adaptados para pessoas com deficiência.
“A cada ano, temos novidades. Então, as normas têm que acompanhar essa evolução, precisamos estar atentos e adequá-las”, pondera o presidente do Conselho Administrativo da Adibra, Francisco Donatiello.
Gerson Azevedo, que é dono de um parque de trampolins, foi um dos consultores para a atualização do texto. “Temos processos de medidas, falando de equipamentos, de densidade das proteções, densidade das tão famosas piscinas de espumas, alturas, recuos… tudo isso pensando em quê? Em preservar a saúde e a prática dos trampolins”, explica o empresário.
O setor recebe quase 90 milhões de visitantes, por ano, e movimenta R$ 7 bilhões. A transmissão da sensação de segurança é fundamental para continuar atraindo público. Na ausência de uma regulação federal, o objetivo da Associação Nacional dos Parques de Diversões é que mais cidades se adéquem às normas.
“Nós temos mais de 5.600 municípios em São Paulo. A quantidade que pede as normas, que sejam cumpridas essas normas, é pequena, 20% em relação a este universo”, conclui o presidente da Adibra.
Assista a reportagem
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO