Novas regras do INSS facilitam acesso ao empréstimo consignado
Com a nova norma, os segurados poderão desbloquear o crédito, desde que seja no mesmo banco onde recebem o benefício
• Atualizado
A partir de 2 de janeiro de 2025, novos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão acessar o empréstimo consignado nos primeiros 90 dias após a concessão do benefício.
Com a nova norma, os segurados poderão desbloquear o crédito, desde que seja no mesmo banco onde recebem o benefício. Além disso, a nova instrução normativa estabelece que os procuradores dos aposentados e pensionistas não poderão autorizar o desbloqueio das operações de crédito. Nesses casos, será necessário que o segurado emita um mandato público autorizando o representante legal a desbloquear o empréstimo consignado e o desconto das parcelas em folha.
Atualmente, os novos segurados precisam esperar três meses para solicitar o empréstimo consignado, um período estabelecido para evitar que sejam assediados por outras instituições financeiras antes de terem acesso ao benefício.
A nova flexibilização permite que os beneficiários acessem o crédito de forma mais ágil, o que pode ser vantajoso em situações emergenciais. No entanto, também aumenta a exposição a ofertas de crédito desde o início do benefício, o que pode levar a decisões financeiras mais rápidas e impulsivas.
Se o segurado desejar mudar para uma instituição financeira que ofereça juros mais baixos, a portabilidade só poderá ser realizada a partir do 91º dia. Essa mudança foi publicada no final de agosto em uma Instrução Normativa do INSS.
O que é o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade que facilita a obtenção de crédito, pois as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do tomador. Para aposentados e pensionistas do INSS, o desconto é feito diretamente dos benefícios recebidos. Esse tipo de empréstimo geralmente oferece taxas de juros mais baixas em comparação com outras modalidades devido ao pagamento automático.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO