Cotidiano Compartilhar
Você tem pet?

Não faça isso! Dez atitudes que ferem os sentimentos dos cachorros

Os peludos sentem medo, raiva, alegria e tristeza

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

A relação entre humanos e cães é marcada por um amor incondicional. No entanto, mesmo com toda a boa vontade do mundo, muitos tutores cometem erros que podem ferir os sentimentos de seus pets. Pequenas atitudes, como ignorar sinais de desconforto ou impor castigos excessivos, podem gerar ansiedade, estresse e até mesmo depressão nos animais.

É fundamental entender as necessidades dos cães e oferecer um ambiente seguro e amoroso para que eles possam se desenvolver de forma saudável e feliz.

Cachorros têm sentimentos?

  • A ciência já demonstrou que os cachorros são capazes de vivenciar e expressar algumas emoções e sensações básicas.
  • Os peludos sentem medo, raiva, alegria e tristeza, por exemplo, assim como nós e praticamente todos os animais superiores – de peixes a mamíferos.

O que deixa os cachorros tristes?

Confira, a seguir, o que pode ferir os sentimentos dos peludos com quem dividimos a casa e a vida.

  • Apressar os cachorros nas caminhadas diárias é uma das atitudes que os deixam tristes, uma vez que as caminhadas diárias são fundamentais não apenas para o desenvolvimento e bem-estar físico dos cachorros, como também para o adestramento e a socialização dos peludos com pessoas desconhecidas e outros pets.
  • Ao puxar a guia e seguir em frente, nós privamos os cachorros de todas estas descobertas. Eles não conseguem entender por que precisam continuar caminhando, quando há tanta coisa a ser explorada, e ficam frustrados com a atitude do tutor. Os sentimentos gerados são uma mistura de raiva e frustração.
  • Não dar atenção suficiente – O dia a dia é sempre corrido e o tempo para se dedicar aos pets é sempre curto. Mas a opção pela adoção de um cachorro é nossa e, por isso, não podemos negligenciar as necessidades cotidianas dos peludos.
  • Usar métodos inadequados de adestramento – Ainda existem tutores acreditando que pequenos castigos físicos e verbais são úteis para ensinar os cachorros: um tapinha quando ele tenta subir no sofá, um empurrão quando ele quer entrar em um cômodo proibido, esfregar o focinho no chão quando o filhote deixa escapar um pouco de xixi no tapete, etc.
  • Deixar os cachorros sozinhos por muito tempo – Quem decide adotar um cachorro não pode esperar até a aposentadoria para conviver com um amigo incondicional. É possível adaptar a nossa rotina às necessidades e desejos dos peludos. Os cachorros podem passar algumas horas sozinhos (algumas raças lidam melhor com a solidão).
  • Não fornecer estímulos mentais e físico – Os estímulos mentais e físicos devem estar presentes em todos os momentos, e não apenas naqueles em que os cachorros são deixados sozinhos. Além das caminhadas diárias, é dever dos tutores organizar sessões de adestramento e de brincadeiras, inclusive para fortalecer a convivência e o relacionamento.
  • Negligenciar a saúde – Muita gente que gosta de cachorros compra brinquedos, roupas e acessórios sem reclamar, mas costuma ser um pouco avarenta quando se trata de despesas com a saúde. 

*Com informações de Cães Online.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.