Não consegue dormir direito? Veja 7 alimentos ricos em melatonina para melhorar sono
Os perigos da insônia são maiores do que imaginamos.
• Atualizado
A insônia é um distúrbio do sono que afeta cerca de 40% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela é caracterizada pela dificuldade de iniciar ou manter o sono, ou pela percepção de um sono não reparador.
Os perigos da insônia são maiores do que imaginamos. Além de causar cansaço no dia seguinte, ela pode prejudicar o metabolismo, aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e neurocognitivas, e até mesmo levar ao desenvolvimento de transtornos mentais.
A melatonina, conhecida como o hormônio do sono, é uma substância produzida naturalmente à noite pela glândula pineal, localizada no cérebro. Ela é responsável por regular o ciclo circadiano, ou seja, o ritmo biológico que controla o sono e a vigília.
Quando escurece, a produção de melatonina aumenta, o que nos deixa com sono. Ao amanhecer, a produção de melatonina diminui, o que nos desperta.
Entretanto, uma informação que pode ser novidade para muita gente é que a melatonina não está presente apenas em suplementos, mas também em alimentos, como:
- Ovos
- Peixes
- Carne
- Leite
- Cereais (como milho e arroz negro)
- Nozes
- Cereja
Esses são alguns exemplos apontados em estudos recentes devido às boas concentrações da substância. Além deles, pimenta, tomate, cogumelos, trigo, aveia e cevada também merecem menção honrosa.
*Com informações do Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO