Morte de oito macacos em Campo Belo do Sul causa alerta sobre febre amarela
De acordo com a Prefeitura do Município, os macacos estavam nas localidades de Atanásio Pereira, Morro Agudo e Rodeio da Pedra
• Atualizado
Oito bugios foram encontrados mortos em Campo Belo do Sul, na Serra de Santa Catarina. De acordo com a Prefeitura do Município, os macacos estavam nas localidades de Atanásio Pereira, Morro Agudo e Rodeio da Pedra.
Foram coletadas amostras de tecido dos animais para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) a fim de saber a causa da morte. Segundo o Município, o resultado demora cerca de 30 dias para chegar, só depois será possível afirmar se os animais morreram por febre amarela.
A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Epidemiológica de Campo Belo do Sul, faz um alerta sobre a doença para a população. Eles pedem que, caso as pessoas encontrem algum macaco, morto ou doente, avisem imediatamente à secretaria de saúde da cidade ou aos Bombeiros Voluntários e protejam o local para que outros animais não se aproximem. Os macacos não transmitem o vírus para humanos, por esse motivo os animais não devem ser mortos, mas preservados.
A morte do macaco-bugio é um indício de que o vírus circula pela região e a forma de se prevenir da doença é por meio da vacina.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO