Morre ex-prefeito de Chapecó Onório Alberti, aos 100 anos
Alberti foi prefeito interino por três vezes, além de ocupar a cadeira de suplente de vereador, chegando a assumir por dois anos
• Atualizado
A Administração Municipal de Chapecó anunciou com pesar a morte do ex-prefeito Onorio Romano Alberti, ocorrido na manhã desta quinta-feira (24). Alberti, que completou 100 anos em maio, teve uma trajetória marcante no município, sendo nomeado prefeito interino por três vezes em 1947 e exercendo a função de contador tanto na prefeitura quanto em empresas privadas.
Leia Mais
Natural do Rio Grande do Sul, Alberti mudou-se para o Passo do Bormann com sua família aos 14 anos, onde desempenhou o papel de escrivão de Paz na criação do Distrito. Além disso, foi suplente de vereador, assumindo a cadeira por dois anos em Chapecó, e ocupou o cargo de vereador e prefeito no município de Quilombo, entre os anos de 1969 e 1982. Alberti e sua esposa, Noêmia, já falecida, tiveram nove filhos.
Em respeito à sua história e legado, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, decretou luto oficial de três dias e manifestou condolências à família.
“Cem anos de coragem”
Onório teve sua trajetória de vida apresentada no livro “Cem anos de coragem: uma viagem pela história de Chapecó” escrita por Luís Molossi, que destacou sua influência nas décadas de 1940 e 1950 e o seu papel no setor público.
O livro foi publicado no início de 2023, e tema da comemoração de 100 anos de vida de Alberti, em maio deste ano. Onório deixa nove filhos, 16 netos e sete bisnetos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO