Cotidiano Compartilhar
LUTO NO JORNALISMO

Morre Aderbal João da Rosa Filho, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC

As causas da morte ainda não foram divulgadas

• Atualizado

Rubens Felipe

Por Rubens Felipe

Morre Aderbal João da Rosa Filho, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC | Foto: Associação Catarinense de Imprensa
Morre Aderbal João da Rosa Filho, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC | Foto: Associação Catarinense de Imprensa

Morreu na tarde desta terça-feira (29), Aderbal João da Rosa Filho, aos 62 anos. Aderbal foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina e nos últimos 30 anos lutou pelos direitos da classe jornalística.

Por meio de nota, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina lamentou a morte de Aderbal:

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC) lamenta profundamente a morte do amigo, companheiro e ex-presidente da entidade Aderbal João Rosa Filho nesta terça, dia 29 de outubro de 2024 aos 62 anos.

O SJSC perde muito com a partida de Deba, perde a experiência, a força de luta, a capacidade de indignação com as injustiças cometidas contra a categoria e a classe trabalhadora de uma maneira geral, mas principalmente, perde um militante com enorme fé na humanidade e esperança em um futuro mais justo para todas e todos.

Vai em paz Deba, certo de que seguiremos para continuar aquilo que você começou e perpetuou, a esperança em dias melhores para a classe trabalhadora!”

A Associação Catarinense de Imprensa, também lamentou a perda:

“A Associação Catarinense de Imprensa – Casa do Jornalista registra com profundo pesar o falecimento do jornalista e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Aderbal João da Rosa Filho.

Deba, como era conhecido, foi uma das figuras mais importantes da imprensa catarinense, tendo tido papel fundamental na luta pelos direitos da profissão e em todas as negociações promovidas pelo Sindicato nos últimos 30 anos.

De temperamento afável, Deba conduziu com firmeza a entidade sindical, sempre construindo pontes por meio do diálogo. Mesmo após deixar a presidência, permaneceu trabalhando no Sindicato, muitas vezes desempenhando atividades com os próprios recursos.

Deixa uma lacuna na imprensa catarinense!

A ACI manifesta solidariedade à família, aos amigos e a todos os colegas do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, pela enorme perda!”

Além de presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, Aderbal também esteve a frente do PSOL de Florianópolis e atualmente estava presidindo o PSOL de Biguaçu. O partido também lamentou a morte do jornalista: “Deba, Presente! Perdemos hoje um grande companheiro.”

Informações sobre a morte de Aderbal, bem como informações sobre cerimônias de despedida ainda não foram divulgadas.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.