Moradores encontram tesouro judeu da II Guerra Mundial durante reforma
Descoberta foi feita na Polônia; objetivos estavam escondidos em uma caixa de madeira
• Atualizado
Autoridades da Polônia anunciaram, na quarta-feira (11), a descoberta de quase 400 objetos valiosos que datam a Segunda Guerra Mundial durante a reforma de um cortiço no município de Lódz. O achado, feito no início de janeiro, engloba itens de celebrações judaicas, como candelabros, além de talheres, pratos e anéis.
Segundo o Escritório Provincial para a Proteção de Monumentos em Lódz, os objetos foram encontrados em uma caixa de madeira, que estava enterrada no local, embrulhados em jornais e guardanapos. Acredita-se que os proprietários da casa eram judeus e que, em meio ao avanço do conflito militar, tenham escondido os itens.
Isso porque o endereço onde os objetos foram encontrados, na Rua Polnocna, fica próximo ao Gueto de Litzmannstadt, segundo maior gueto estabelecido para judeus e ciganos no país durante a ocupação da Alemanha nazista. No geral, 200 mil judeus de toda a Europa foram abrigados na vizinhança antes de serem enviados aos campos de concentração.
Todos os objetos foram encaminhados ao Escritório Provincial, onde foram cuidadosamente limpos, para, posteriormente, integrar o acervo do Museu Arqueológico e Etnográfico de Lódz. “Castiçais, talheres, copos, saladeiras, acessórios, cigarreira, porta-guardanapos. A maioria deles é feita de metal prateado”, disse a entidade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO