Moradora de Floripa que descobriu possíveis asteroides, lança livro “Meninas brilhantes: A história de Estrela”
Esse é o primeiro volume da trilogia inspirada em mulheres cientistas
• Atualizado
A moradora de Florianópolis, Rosa Maria – cientista cidadã da NASA, que aos 14 anos descobriu sete possíveis asteroides, lançará no dia 1º outubro, junto a três estudantes e uma orientadora, o livro “Meninas brilhantes: A história de Estrela”. Esse é o primeiro volume da trilogia inspirada em mulheres cientistas, desenvolvido pelo projeto “Mulheres e Meninas na ciência” da Universidade Federal de Santa Catarina.
“Desde criança, sonhei em escrever um livro, mas não qualquer livro, um em que a heroína fosse uma menina forte e brilhante. Ele é o resultado de incontáveis horas de pesquisa, estudo e, acima de tudo, de muita paixão e criatividade”, disse a jovem.
“Meninas brilhantes: A história de Estrela” conta sobre uma jovem apaixonada por Astronomia, que equilibra sua curiosidade científica com momentos divertidos ao lado das amigas na escola. Quando o grupo enfrenta um desafio ao apresentar um projeto de ciências, a situação as une ainda mais.
A descoberta de um presente especial leva Estrela a conhecer a história inspiradora da astrofisica Jocelyn Bell Burnell, que em 1967 identificou um pulsar, enfrentando a falta de reconhecimento por seu feito revolucionário.
Movidas pela trajetória de Jocelyn e pela busca por justiça, Estrela e suas amigas encontram uma forma de compartilhar suas experiências e dar voz a outras meninas e mulheres na ciência. O objetivo dessa história, é tornar a ciência acessível a todos e inspirar você a conhecer mais sobre mulheres cientistas e se apaixonar pela ciência.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO