Ministério da Pesca abre inscrições para embarcações para a temporada da tainha 2026
Pescadores e armadores devem fazer a solicitação de habilitação das embarcações entre os dias 12 e 25 de janeiro
• Atualizado
O Ministério da Pesca e Aquicultura oficializou o início do processo seletivo para as embarcações que querem trabalhar na captura da tainha durante a temporada de 2026. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que ocorre exclusivamente entre os dias 12 e 25 de janeiro de 2026.
O edital detalha que a habilitação está disponível para quem possui autorização de pesca nas categorias de cerco ou traineira, abrangendo modalidades específicas de permissionamento técnico.
Além disso, proprietários de embarcações voltadas ao emalhe costeiro, tanto de superfície quanto de fundo, que usam a rede de emalhe anilhado, também podem submeter suas solicitações.
Neste ano, o documento traz ajustes em relação aos procedimentos de temporadas anteriores, com o objetivo de tornar o processo de seleção mais transparente e eficiente para o setor pesqueiro. Todo o processo de solicitação deve ser feito através do Sistema PesqBrasil – Monitoramento.
O edital completo, contendo todas as exigências técnicas e prazos do cronograma, pode ser consultado na página oficial do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO