Menino autista encanta a todos com pedido inusitado durante espetáculo em SC
Pequeno Caio (4 anos) emocionou o público durante apresentação em São Ludgero
• Atualizado
Uma apresentação na noite de sábado (10) em São Ludgero, no Sul de Santa Catarina, chamou a atenção de todos não somente pelo espetáculo, mas sim por uma cena repleta de significados. Em especial para o pequeno Caio, de 4 anos, e sua família.
Isso porque enquanto participava da apresentação, Caio ficou encantado com uma das câmeras e resolveu dar uma forcinha ao cinegrafista Nereu Filho, que estava lá para registrar todo o espetáculo. E o que pode parecer uma cena comum, para o pequeno não é.
Caio tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), doença que, segundo a neuropsicopedagoga Emile Amorim, atinge o desenvolvimento neurológico da criança e gera alterações na comunicação, dificuldade ou ausência de interação social e mudanças de comportamento. Por isso que a cena para a família é um momento de emoção, assim como relata Rubia Fernandes Borges, mãe do pequeno Caio.
“Quando vi o Caio indo em direção ao cinegrafista, fiquei surpresa dele fazer aquilo, eu não acreditei. Ele é apaixonado por luzes e cores. Fiquei muito feliz e emocionada, principalmente com a atitude do Nereu em entender o que ele queria e deixar ele participar”, conta Rubia.
Segundo Rubia, o pequeno não fala e foi diagnosticado com autismo há cerca de dois anos. Ela explica ainda que, desde então, Caio passa por atendimento com profissionais de São Ludgero e Braço do Norte. E foi exatamente uma das terapeutas que o convidou para participar do espetáculo.
“O convite veio de uma das terapeutas, ela quem convidou ele para participar da apresentação musical. Aceitamos sem nem mesmo saber como seria. Ficamos encantados”, relata.
Rubia ainda conta que a cena emocionou a todos que estavam presentes no evento.
“A gente não esperava que fosse tão emocionante. Eu nem sei explicar direito o sentimento que estamos sentindo. Gostaria apenas de agradecer a sensibilidade do Nereu, principalmente por acolher meu filho tão bem”, finaliza.
O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
Segundo a neuropsicopedagoga Emile Amorim, o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento e os sintomas estão presentes desde o início da infância.
“As principais características do autismo são os prejuízos persistentes na comunicação social recíproca, na interação social, nos padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades”, explica Emile.
Como as habilidades são desenvolvidas no autismo?
Emile relata que as habilidades desenvolvidas em uma criança autista dependerá do seu desenvolvimento.
“Nós temos níveis do TEA, nível 1, 2 e 3. Esses níveis são definidos de acordo com o suporte que a criança necessita. Aquela que precisa de um estímulo maior nas atividades de vida diária, é um nível 3. Com isso, a sua limitação será maior em relação à aprendizagem, principalmente para desenvolver as suas habilidades”, conta.
E quando adulto, no mercado de trabalho, não é diferente.
“Já no mercado de trabalho a gente já vai guiando esse sujeito por dentro das habilidades que ele gosta e domina. Com isso conseguimos inserir a pessoa a longo prazo nas áreas que gosta”, finaliza.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO