Tartaruga resgatada após ingerir lixo poderá retornar à natureza em breve
O animal tem eliminado pelas fezes vários tipos de plástico, fios de nylon, barbante e tampa de garrafa
• Atualizado
Uma tartaruga-verde foi resgatada em um rancho de pesca, na Beira-Mar de São José, na Grande Florianópolis, no início de junho. A ação ocorreu pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos com apoio do Instituto Australis. Após o resgate, o animal foi entregue ao Projeto Tamar Sul, na Barra da Lagoa, em Florianópolis.
Ela foi encontrada debilitada e, segundo informações da R3 Animal, a tartaruga tem eliminado lixo pelas fezes todos os dias. São vários tipos de plástico, fios de nylon, barbante e até uma parte plástica de uma tampa de garrafa. Apesar da gravidade, ela já está sendo reabilita e tem grandes chances de recuperação.
Segundo a veterinária do Tamar, Joyce Bitencourt, o animal apresentava-se deprimido no exame clínico de entrada, porém reativa aos estímulos.
“No dia seguinte já apresentava melhora da consciência e no teste em recinto com água salgada apresentou boa postura, com movimentos natatórios coordenados e reflexo respiratório adequado”, explica Joyce.
O animal também possui lesão linear na base da nadadeira anterior direita, compatível com lesão causada por rede de emalhe, informa a veterinária. A tartaruga é um indivíduo juvenil, pesa 5,3 quilos e mede 36 centímetros de comprimento de carapaça.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO