Seminário em Lages discute sustentabilidade das Araucárias
Evento tem como objetivo difundir conhecimentos científicos sobre as cadeias produtivas da araucária.
• Atualizado
Com foco na floresta com Araucárias e na conservação da fauna silvestre, está sendo realizado o IV Seminário sobre a Sustentabilidade da Araucária. O evento ocorre em Lages, na Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, entre os dias 7 a 10 de maio.
Mais de 200 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior inseridas em ambientes com Floresta de Araucária, além de empresários da área, convidados e dirigentes de empresas públicas e privadas, participaram do evento, que tem o objetivo de difundir conhecimentos científicos sobre as cadeias produtivas da araucária.
Como também, da conservação, sustentabilidade e biodiversidade da fauna silvestre da Floresta com Araucárias, abordando estratégias de manejo para sua conservação, pesquisa e inovação, políticas públicas na busca de um melhor cenário futuro para este importante ecossistema.
Assista a reportagem sobre o IV Seminário sobre a Sustentabilidade da Araucária:
Por que realizar o Seminário sobre Sustentabilidade das Araucárias?
Segundo o Professor Drº Jaime Martinez (UPF) e demais pesquisadores e professores que integram a comissão organizadora e estudam a temática no Sul do Brasil, a necessidade de resgatar a importância e conservação do pinheiro-brasileiro e desse ecossistema típico dessa região, sinônimo de beleza cênica que além de embelezar a paisagem, fornece produtos e alimento como o pinhão, seja para a população humana como para a fauna silvestre, tem motivado a realização das quatro edições do Evento. “A primeira edição do seminário foi realizada no Paraná em 2012. Depois o evento aconteceu em 2014 Lages e a terceira edição em 2018 no Rio Grande do Sul. Agora retorna para Lages com um engajamento ainda maior de instituições, e isso nos deixa muito felizes e certos de que será um grande encontro de pessoas interessadas nas temáticas que envolvem a sustentabilidade das araucárias”.
Esta quarta edição do Seminário busca caminhos e estratégias para uma maior interação e diálogo entre todos que estão inseridos na Floresta com Araucárias. “Nosso entendimento é de que a conservação do pinheiro-brasileiro, das Florestas com Araucárias passa pelo fortalecimento das áreas naturais protegidas, pelo estabelecimento de novas áreas protegidas, pela compreensão e valorização por parte das comunidades do sul do Brasil. Passa ainda, no âmbito das propriedades rurais, por sua utilização sustentável, e pela difusão de conhecimento sobre sua produção, como a formação de pomares de Araucária, e sobre seu uso de maneira sustentável. Assim, unimos esforços de muitas instituições visando um diálogo que abarca a sustentabilidade da Araucária, em termos de produção, conservação, serviços ecossistêmicos, uso na alimentação, fauna silvestre, entre outros assuntos que serão abordados no evento”, conclui o professor Jaime.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO