Meio Ambiente Compartilhar
Contaminação

Rio na Amazônia Equatoriana é atingido por vazamento de petróleo

Escoamento foi provocado depois que grandes pedras caíram em cima do tubo de oleoduto

Por

• Atualizado

Quantidade despejada de petróleo ainda está sendo calculada | Reprodução/Twitter
Quantidade despejada de petróleo ainda está sendo calculada | Reprodução/Twitter

Um vazamento de petróleo atinge o rio que abastece comunidades indígenas na Amazônia Equatoriana desde terça-feira (28). De acordo com o Ministério do Meio Ambiente local, o escoamento já contaminou parte da reserva ambiental, composta por 403 hectares.

Em nota, a OCP Ecuador, empresa responsável pelo oleoduto, disse que começou a distribuir água potável para as comunidades da zona afetada, como Toyuca, Sardinas e Guayusa, e que também deverá levar comida e cuidados médicos.

“Estamos em processo de remediar o solo afetado e também a vegetação, bem como aqueles pequenos vestígios que ficaram no curso d’água”, disse o presidente da OCP, Jorge Vugdelija. Segundo ele, o vazamento foi provocado depois que grandes pedras caíram em cima do tubo de oleoduto. A quantidade despejada de petróleo, no entanto, ainda está sendo calculada.

“Construímos algumas piscinas para poder conter o petróleo derramado e diria que fomos bem sucedidos nisso, conseguindo conter a grande maioria do petróleo que saiu do oleoduto”, afirmou Vugdelija. Em comunicado, o ministério disse que está monitorando o Rio Coca e coordenando o desenvolvimento de contenção e remediação onde são identificados vestígios de hidrocarbonetos.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

publicidade
publicidade

Veja mais