Meio Ambiente Compartilhar
Cuidado e Proteção

Programas de proteção à fauna são aplicados nas obras do DNIT

Antes de iniciar as obras, biólogos e veterinários percorrem o local para identificar ninhos, animais com dificuldade de locomoção e tocas no intuito de afugentar ou resgatar esses animais e, assim, evitar acidentes.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Doto divulgação DNIT
Doto divulgação DNIT

No âmbito do licenciamento ambiental, os Programas de Afugentamento, Resgate e Salvamento da Fauna executados pelo DNIT são apresentados dentro do Plano Básico Ambiental (PBA), contemplando os controles de proteção da fauna no local onde será implantada a via ou alguma estrutura vinculada às BRs.

Esses programas contemplam resgate de fauna, captura, contenção, coleta, marcação, transporte e soltura dos animais. Antes de iniciar as obras, biólogos e veterinários percorrem o local para identificar ninhos, animais com dificuldade de locomoção e tocas no intuito de afugentar ou resgatar esses animais e, assim, evitar acidentes.

Os profissionais acompanham o trabalho dos tratores e máquinas na preparação da implantação da via e estruturas auxiliares. E, caso algum animal seja encontrado, é feito seu resgate e soltura em área semelhante nas proximidades. Espécies machucadas ou feridas são levadas para tratamento veterinário antes de voltarem ao habitat natural.

Esse é um zelo a mais durante a construção de empreendimentos, como estradas de rodagem, ferrovias e portos. Garantindo, dessa forma, que a fauna local seja preservada e realocada em segurança para áreas próximas de onde eles vivem.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.