Pinguins são devolvidos à Praia do Moçambique após reabilitação na Capital; veja vídeo
Neste ano, 49 aves foram reabilitadas com sucesso em Santa Catarina
• Atualizado
Na manhã desta sexta-feira (09), 18 pinguins-de-Magalhães foram devolvidos a seu habitat natural, na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Neste ano, 49 aves da espécie foram reabilitadas com sucesso em Santa Catarina.
O resgate, reabilitação e soltura foram realizados pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Neste último grupo, quatro aves foram resgatadas pelo Instituto Australis e nove pela equipe da R3 Animal nas praias da Capital.
Segundo Marzia Antonelli, responsável técnica do PMP-BS, o mês de outubro foi atípico comparado com os anos anteriores. Neste período, as aves já deveriam estar voltando para suas colônias, mas, neste ano, o órgão teve uma grande ocorrência de pinguins.
Algumas aves apresentavam sinais sugestivos de interação com petrechos de pesca, afirmou Marzia. “Os pinguins tinham cortes profundos e lesões que foram tratadas, e outros apresentaram infecções em sistema respiratório”, complementa.
Migração anual
Em meados de outono, os pinguins-de-Magalhães saem de suas colônias reprodutivas, principalmente na Patagônia Argentina, e rumam ao Norte, seguindo cardumes de peixes e as correntes de água fria.
A maioria dos pinguins que aparecem nas praias de Florianópolis estão em sua primeira migração, segundo o PMP-BR. As aves seriam inexperientes e, por isso, podem ter dificuldade em se alimentar e encalham debilitados. Alguns, inclusive, acabam não resistindo e morrendo. Existe também os animais que são capturados sem a intenção por redes de pesca e também morrem.
Assista ao vídeo:
>>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO