Meio Ambiente Compartilhar
na beira da praia

Peixes bagres são encontrados mortos em areia de praia de SC; veja o vídeo

Secretário do meio ambiente explica porque a situação pode ter ocorrido

• Atualizado

Redação

Por Redação

Crédito: Fernando de Souza
Crédito: Fernando de Souza

Na tarde deste sábado (21), centenas de peixes bagres foram vistos, já mortos, na areia da praia de Navegantes, no Litoral Norte catarinense.

Segundo o secretário do meio ambiente da cidade, Marcos Zaleski de Matos, fotos e vídeos têm sido enviados para equipe. Em análise preliminar das imagens, foram constatadas duas hipóteses para o encalhamento dos peixes no local.

A primeira hipótese é que o bagre tenha atracado na areia após vir como acompanhante na pesca do camarão.

“O bagre é um peixe de fundo, que acaba ficando em um local próximo ao que o camarão fica. Quando vem na forma de acompanhante, na maioria das vezes, ele acaba sendo lançado de volta ao mar, e com as correntes, pode voltar a beira da praia.

Muitas das pessoas que viram os peixes, relataram que eles estão, inclusive, com ovas. O secretário explica que, entre janeiro e março, a espécie está em época defesa e reprodução. “Alguma embarcação, ao pescar o bagre, pode ter o devolvido ao mar, pois é proibido a pesca neste período”, detalha.

A outra hipótese seria a alimentação dos animais, já que, o bagre se alimenta em águas mais rasas, e ao buscar alimento, pode não ter conseguido retornar ao fundo do mar.

Marcos ressalta que a situação ainda será verificada de forma detalhada para que seja possível estabelecer um laudo conclusivo. O secretário alerta os banhistas. “Os peixes bagres possuem uma espécie de ferrão na nadadeira dorsal, que são pontiagudos e podem ferir gravemente alguém que pisar ou tocar no local”.

Veja o vídeo:

Crédito: Fernando de Souza

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.