Meio Ambiente Compartilhar
Atenção

Especialistas alertam para manchas alaranjadas no mar de Florianópolis; veja imagens

Os especialistas coletaram amostras do material na superfície da água e encaminharam para a análise da equipe de Itajaí.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Na manhã desta quarta-feira (17), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou a análise das manchas alaranjadas que surgiram no mar da Baía Sul de Florianópolis. Os técnicos afirmaram que se trata de floração em grande escala de microalgas.

Os especialistas coletaram amostras do material na superfície da água e encaminharam para a análise da equipe de Itajaí, que afirmou que não se trata de um poluente (como óleo ou outros produtos químicos) e sim de microalgas que liberam toxinas diarréicas.

A nota conclui que as espécies encontradas na amostra do IMA ou da CIDASC não são reconhecidas por causarem problemas aos humanos através do banho e que a atenção deve se voltar ao consumo de moluscos.

Além disso, o oceanógrafo explica que como toda floração em grande escala, não existe um único fator responsável por causar a multiplicação de células, mas uma combinação de fatores meteorológicos e oceanográficos.

“A maré vermelha está ocorrendo praticamente em todo o litoral catarinense, sendo um evento de grande escala similar ao ocorrido no ano de 2016. Tivemos um outono muito chuvoso, condição que pode provocar esse tipo de evento, cuja duração pode perdurar por semanas ou até poucos meses”, explica Carlos.

Veja a nota completa:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.