Morte de vinte macacos em Anitápolis causa alerta sobre febre amarela
O resultado demora cerca de 30 dias para chegar, só depois será possível afirmar se os animais morreram por febre amarela
• Atualizado
Vinte macacos foram encontrados mortos em Anitápolis, região Metropolitana de Florianópolis. De acordo com a Prefeitura do Município, os moradores da região já comunicam sobre as mortes dos macacos em diversas comunidades da cidade há algum tempo. A Secretaria Municipal de Saúde de Anitápolis realizou ação neste sábado (27) para vacinar a população para febre amarela.
Uma equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) esteve no município no dia 14 de fevereiro, fazendo a coleta de amostras de tecido dos animais para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O resultado demora cerca de 30 dias para chegar, só depois será possível afirmar se os animais morreram por febre amarela.
O que é febre amarela?
A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. Os macacos sinalizam a circulação do vírus da febre amarela, porque vivem no mesmo ambiente que o mosquito transmissor da doença e são os primeiros a adoecer. A morte ou o adoecimento dos primatas é um alerta para os gestores e profissionais de saúde adotarem medidas de prevenção, uma vez que a doença nestes animais precede os casos humanos. “Quando um macaco doente ou morto for encontrado é importante que a população comunique a Secretaria Municipal de Saúde o quanto antes”, alerta João Fuck, gerente de zoonoses da DIVE/SC.
O SISS-Geo é um aplicativo que pode facilitar essa comunicação. Acessando o sistema é possível tirar uma foto do animal e marcar a localização que ele foi encontrado. As informações chegam instantaneamente até os órgãos de saúde. O SISS-Geo está disponível para aparelhos móveis com Sistema Operacional Android e também para IOS.
Os macacos não transmitem o vírus para humanos, por esse motivo os animais não devem ser mortos, mas preservados. A forma de se prevenir da doença é por meio da vacina.
>> Febre Amarela: casos suspeitos em Lages estão sendo monitorados pelo município
>> Confirmada a morte de macacos por febre amarela em Palmeira
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO