Morre lobo-marinho resgatado em Florianópolis
Após a morte, o animal foi encaminhado para necropsia
• Atualizado
Um lobo-marinho-subantártico foi monitorado por cinco dias na Praia do Açores, em Florianópolis, no mês de julho. Durante esses dias, o animal despertou a curiosidade de quem passava no local. Ele foi transportado ao centro de reabilitação da associação R3 Animal no dia 15 de julho e estava recebendo tratamento veterinário, mas veio a óbito seis dias depois.
Após a morte, o animal foi encaminhado para necropsia. Os exames indicam que era um macho com idade avançada e severo desgaste nos dentes. Ele apresentava úlceras e outras alterações no sistema digestório, com grande quantidade de conteúdo alimentar não digerido como penas de aves. Havia também interação com resíduos plásticos, que foi consumido pelo animal.
Sobre o resgate
Na praia, o animal descansava. Os lobos-marinhos migram de suas colônias reprodutivas durante o inverno e podem visitar as praias brasileiras para recuperar as energias antes de prosseguir viagem. A equipe da R3 Animal, executora do Projeto de Monitoramento de Praias em Florianópolis, monitorava o lobo-marinho e colocou uma fita de isolamento no seu trecho de descanso, para evitar aproximações. Mesmo assim, havia pessoas incomodando o animal, tentando tocá-lo e cães próximos.
Essas atitudes o estressaram e impediram o seu descanso. Além disso, por fotos e vídeos, os veterinários da associação avaliaram que o animal estava magro e pouco ativo, então ele foi encaminhado para o centro de reabilitação da R3 Animal para a equipe avaliar melhor seu estado de saúde. Ele recebeu todos os cuidados veterinários necessários até o seu óbito.
Se avistar um lobo-marinho na praia:
– Acione o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS): 0800 642 3341;- O animal quer descansar, então não perturbe nem tente colocá-lo na água;
– Mantenha distância. Ele pode ser agressivo caso se sinta ameaçado;- Não tente alimentar nem tocar no animal;
– Afaste animais domésticos.
O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO