Lava de vulcão Cumbre Vieja já cobre mais de 166 hectares
No momento, a lava vem avançando cerca de quatro metros por hora e pode chegar a barreiras de oito a 15 metros
• Atualizado
A lava procedente do vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas ilhas Canárias, já avançou por mais de 166 hectares da região, destruindo cerca de 350 edifícios. Segundo especialistas, a erupção vulcânica, que teve início no último domingo (19), pode durar mais 79 dias.
Nesta quinta-feira (23), o Departamento de Segurança Interna (DHS) espanhol confirmou que, embora o vulcão tenha entrado em uma zona de estabilidade e a velocidade da lava tenha diminuído, a atividade eruptiva continua ativa. No momento, a lava vem avançando cerca de quatro metros por hora e pode chegar a barreiras de oito a 15 metros.
As autoridades da região já tinham divulgado um alerta sobre a atividade vulcânica após registrarem um grande número de abalos sísmicos semanas antes. Desta forma, foi possível realizar operações de evacuação nas áreas expostas à erupção. Até o momento, não há registro de feridos.
Vídeo mostra momento que lava invade piscina em La Palma
Vai ter tsunami? Especialista avalia riscos de o fenômeno acontecer em SC
O rei da Espanha, Felipe VI, visita hoje a ilha de La Palma para demonstrar seu apoio e solidariedade com as pessoas afetadas. Ele será acompanhado pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que regressa à ilha depois de voar diretamente da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO