Meio Ambiente Compartilhar
Imprópria

Lagoa de SC está imprópria para banho após sete anos “limpa”

O relatório foi divulgado na última sexta-feira (7).

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de Florianópolis/Reprodução
Foto: Prefeitura de Florianópolis/Reprodução

A Lagoa do Peri, em Florianópolis, está imprópria para banho. O local é monitorado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a atualização da balneabilidade saiu na última sexta-feira, dia 06 de fevereiro.

A lagoa não fica imprópria para banho desde maio de 2018, quando uma vazante prejudicou um dos pontos do local. Ela foi um dos destaques do Programa Bandeira Azul em Santa Catarina, que analisa e reconhece as condições dos ambientes costeiros e marinho.

No mesmo relatório, o IMA destacou que há 59 pontos próprios para banho em Florianópolis e 34 impróprios. A Prefeitura de Florianópolis foi procurada, mas ainda não se manifestou.

Confira o relatório completo:

Verão: confira cuidados com alimentação e banho de mar em áreas impróprias para banho

Durante as férias de verão aumenta o número de pessoas que procuram o mar para praticar esportes, por lazer ou para aliviar a sensação de calor e é comum encontrar sinalizações das agências ambientais alertando áreas de praias com águas impróprias para banho nessa época do ano.

O médico sanitarista e professor de Saúde Pública do Centro Universitário São Camilo, Sérgio Zanetta, explica que nadar ou comer alimentos contaminados por água poluída pode causar várias doenças. Com mais gente frequentando o litoral há aumento da quantidade de esgotos sem tratamento e mais geração de resíduos, o que contribui para piorar as condições de balneabilidade e é um risco para banhistas e para a fauna e plantas marinhas, especialmente pela presença de coliformes fecais. 

“Os coliformes fecais são bactérias eliminadas pelas fezes do intestino humano. Se em uma área é encontrada a presença dessas bactérias, significa que as águas estão contaminadas ou tiveram contato líquido advindo de esgotamento sanitário de casas ou de estabelecimentos próximos”, explica o médico. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.