Lago dos EUA é interditado depois de caso de ameba “comedora de cérebro”
Desde 1962, 154 casos da ameba "comedora de cérebro" foram relatados nos Estados Unidos, com apenas cinco sobreviventes
• Atualizado
O lago do Lake of Three Fires State Park, no condado de Taylor, nos Estados Unidos, foi fechada temporariamente para banhistas nesta segunda-feira (11). Segundo o Departamento de Saúde Pública, a medida ocorre depois que um caso raro de ameba “comedora de cérebro” foi confirmado em um visitante local.
“O fechamento é uma resposta preventiva a uma infecção confirmada de Naegleria fowleri em um residente do Missouri com exposição potencial recente enquanto nadava na praia”, disse o departamento. Os agentes informaram que o caso se trata de uma ameba unicelular microscópica de vida livre que pode causar uma infecção rara no cérebro com risco de morte.
Como a Naegleria fowleri é, geralmente, encontrada no solo em água doce e morna, toda a água do lago será testada pelo Departamento de Saúde, juntamente com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Apesar da infecção, nenhum outro caso suspeito está sendo investigado, uma vez que a doença não é contagiosa.
Desde 1962, 154 casos da ameba “comedora de cérebro” foram relatados nos Estados Unidos, com apenas cinco sobreviventes. As infecções podem ocorrer através do nariz, por exemplo, quando a água onde o organismo está presente entra no corpo. Posteriormente, a ameba viaja até o cérebro e destrói o tecido cerebral.
Segundo a CDC, os sintomas da doença começam com fortes dores de cabeça, febre, náuseas e vômitos antes de evoluir para convulsões, alucinações e coma. O último caso da infecção foi relatado em setembro do ano passado, quando uma criança morreu após contrair a ameba em uma fonte recreativa do Texas.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO