Golfinho é encontrado morto encalhado em praia de Florianópolis
Este é o quarto animal da espécie a encalhar morto nas praias da Ilha de Santa Catarina este ano
• Atualizado
Na tarde deste domingo (13), um golfinho da espécie Sotalia guianensis, conhecido popularmente como boto-cinza, encalhou na Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. O animal era um macho e estava sem vida, já em estágio avançado de decomposição.
O boto, de 1,78 metros e 59 kg, foi encaminhado ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos e na manhã desta segunda-feira (14) passou por exame necroscópico, mas não foi possível determinar a causa da morte.
Segundo a veterinária Janaina Rocha Lorenço, o animal estava com bom escore corporal, mas sem conteúdo estomacal, o que sugere que não havia se alimentado recentemente. A fim de detectar se havia infecção viral, foram coletadas amostras para exame de biologia molecular. A equipe de guarda-vidas de Jurerê auxiliou na remoção do boto da areia.
Este é o quarto golfinho da espécie a encalhar morto nas praias da Ilha de Santa Catarina este ano. Em junho, houve o encalhe de um animal no Morro das Pedras e dois encalharam em agosto, na Praia dos Ingleses e na Praia Brava.
Boto-Cinza
Em Florianópolis, os botos-cinza são comumente avistados na Baía Norte. São animais costeiros e ocorrem ao longo do litoral das Américas do Sul e Central. Alimentam-se de peixes, lulas, polvos e camarões.
Casos de encalhe de mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia podem ser informados via telefone: 0800 642 3341.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO