Meio Ambiente Compartilhar
Saneamento

Esgoto da sua casa passa por três etapas de tratamento antes de voltar para a natureza

Com o trabalho de tratamento do esgoto em três etapas de 90% a 98% dos poluentes são removidos.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Casan, Divulgação
Foto: Casan, Divulgação

A palavra balneabilidade foi muito ouvida durante a temporada de verão em Santa Catarina, já que grande parte das praias mais badaladas estiveram impróprias para banho em algum momento. Só que o problema não é apenas uma questão de saneamento básico.

Há outros fatores para uma praia se tornar imprópria para o banho, como drenagem das ruas (bocas de lobo em galerias de águas pluviais) e desassoreamento dos rios (remoção de sedimentos) para evitar que eles transbordem. Chuvas torrenciais lavam as vias e podem contaminar os rios que desaguam no mar com dejetos e detritos.

No que diz respeito ao esgotamento sanitário, propriamente dito, o que poucos sabem é que todos os efluentes despejados na natureza, em especial aqueles que chegam ao mar, passam por um processo de tratamento chamado “terciário”. Mas na prática, o que isso significa?

De uma maneira simples, todo o esgoto que chega nas estações de tratamento passa por três etapas. Na primeira, os poluentes como esgoto doméstico, óleo de cozinha e todo o lixo levado pelas chuvas ou descartado inadequadamente precisam ser removidos em grades para a retenção do material grosseiro e caixas de areia para a sedimentação deste material. Logo depois, acontece a remoção da matéria orgânica poluente em grandes tanques, pois é consumida por microorganismos.

Por fim, na terceira etapa, ou terciária, ocorre a desinfecção das águas residuais já tratadas para remoção de organismos que causam doenças. Após essas três etapas, o efluente é devolvido à natureza sem interferir na balneabilidade nas regiões litorâneas e sem alterar as características dos mananciais como os rios. Isso é possível graças ao trabalho de tratamento do esgoto em três etapas que consegue remover cerca de 90% a 98% dos poluentes.

Esgoto da sua casa passa por três etapas de tratamento antes de voltar para a natureza (2)
Estação de tratamento. Foto: Casan, Divulgação

Mas para que esse tratamento aconteça, a residência precisa estar ligada corretamente à rede coletora de esgoto, garantindo que o despejo não seja feito diretamente nas galerias de águas pluviais. Esse despejo irregular, em local onde a rede está disponível para conexão, acontece em cerca de 15 mil moradias em Florianópolis. A informação preocupante é do Se Liga na Rede, programa da Prefeitura Municipal em parceria com a Casan.

Florianópolis vai custear obras para ligação correta do esgoto

O despejo inadequado de esgoto, sem passar pelos sistemas adequados, além de influenciar na saúde da população, é considerado crime ambiental. Por esses motivos, a Prefeitura da Capital lançou em fevereiro deste ano o Pacto Pelo Saneamento, maior programa já visto na cidade voltado à regularização das ligações de esgoto. Segundo o município, a ideia é regularizar cerca de 98% dos imóveis que estão irregulares em Florianópolis.

Para isso, prevê executar as obras de adequação para famílias que não possuem condições, custeadas com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico. O valor gasto para a execução dos trabalhos poderá ser pago em parcelas e sem juros na fatura de água e saneamento da Casan. Com tanta facilidade, a prefeitura vai multar quem foi pego despejando esgoto na rede pluvial. O valor pode chegar a até R$ 2,5 mil e auto de infração, ambos garantindo 30 dias para correção dos problemas e pagamento da dívida.

Outra medida do Pacto pelo Saneamento é disponibilizar imagens 24 horas das saídas dos efluentes tratados nas Estações de Tratamento de Esgoto da Casan. A novidade, de acordo com a prefeitura, é para trazer mais transparência ao trabalho das estações.

“É claro que apenas imagens de uma água aparentemente limpa não servem como atestado de pureza. Por isso, paralelo, vamos intensificar as perícias nas estações para garantir ao cidadão que o seu esgoto está sendo devidamente tratado”, explicou o prefeito da Capital, Topázio Neto.

Ligação correta e conscientização da população

A ampliação das conexões aos sistemas coletores é essencial, e o investimento no saneamento significa a solução de problemas ambientais. Por outro lado, ações simples do dia a dia também são importantes para garantir um tratamento de esgoto adequado:

  • Não descarte lixo no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico. O despejo de materiais causa o entupimento das redes de esgoto e comprometem o bom funcionamento das estações de bombeamento.
  • Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.
  • Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta.
  • Recolha o resto de óleo de cozinha em recipientes descartáveis e entregue em pontos de coleta para reciclagem.
  • Em residências, verifique periodicamente a caixa de gordura, e se houver excesso de material incrustado, providencie a limpeza. O resíduo sólido deve ser descartado no lixo comum, em sacos plásticos.
  • Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos. Nem a rede de coleta, nem a estação de tratamento, são dimensionadas para receber essa água.
  • Nunca despeje líquidos inflamáveis como querosene, gasolina e solventes na rede de esgotos, pois isso pode causar explosões.

Com todas essas dicas, sabendo a importância da ligação correta da sua casa na rede de esgoto, e o apoio municipal para viabilizar essa conexão, fica mais fácil chegar a um tratamento adequado. Ainda, garante a pureza dos efluentes que retornam à natureza.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.