Economia Compartilhar
falta de chuvas

Casan orienta que moradores de cidade no Oeste de SC façam economia da água

Falta de chuvas na região provocou queda do nível dos rios

• Atualizado

Redação

Por Redação

Pagamentos de faturas de água em débito automático estão suspensos. Foto: Rajesh Balouria por Pixabay
Pagamentos de faturas de água em débito automático estão suspensos. Foto: Rajesh Balouria por Pixabay

Em um comunicado, divulgado nessa segunda-feira (17), a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) solicita que a população de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, faça o uso econômico da água. A falta de chuvas na região provocou queda do nível dos Rios Jacu e Jacutinga, principais mananciais do município.

Equipes técnicas monitoram o sistema de abastecimento e poderão realizar manobras operacionais para manter a distribuição de água se necessário. Entretanto, a Casan reforça que “a colaboração de todos com o uso econômico também é fundamental para manter o abastecimento no município”.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Em maio, seca avançou no Oeste e Meio-Oeste catarinense e boletim já alertava para uso racional de água

Dados do Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado mostram que no final de abril e início de maio, Santa Catarina registrou expansão da área de estiagem principalmente no Oeste e Meio-Oeste. De acordo com o documento, divulgado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), 15 municípios estavam em estado crítico frente à seca.

Entre os municípios em estado crítico de abastecimento devido à estiagem estavam: Abdon Batista; Águas Frias; Anchieta; Bom Jesus do Oeste; Chapecó; Concórdia; Coronel Martins; Descanso; Dionísio Cerqueira; Guaraciaba; Monte Carlo; Planalto Alegre; São Miguel da Boa Vista; São Miguel do Oeste e Zortéa.

Além disso, dos 283 municípios que encaminharam informações, 163 municípios estão em estado de normalidade; 97 de atenção, e oito em alerta.

“O agravamento da situação de estiagem acontece devido aos baixos volumes de precipitação nos últimos dois meses, principalmente no interior. E as perspectivas de chuva para os próximos meses indicam um período ainda mais seco no trimestre. Com a piora nos estados de criticidade, persiste a estiagem prolongada em Santa Catarina”, afirmou o secretário da Sema, Leonardo Ferreira na época.


Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.