Câmeras da Polícia Militar flagram descarte incorreto de lixo em Jaraguá do Sul
Descartar lixo ou móveis em local inapropriado é infração grave ao Código de Posturas e pode ser caracterizado como crime ambiental
• Atualizado
Nesta quarta-feira (2), as câmeras de segurança da Polícia Militar de Jaraguá do Sul flagraram um homem na ponte pênsil da Vila Baependi, descartando partes de móveis numa das margens do Rio Itapocu. O ato é uma infração ao Código de Posturas e o infrator fica sujeito às penalidades previstas no código. Ainda pode haver agravante caso o lixo tenha sido depositado em área de preservação, que é o caso, o que pode caracterizar crime ambiental.
Onde descartar?
O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) é o local apropriado para fazer esse tipo de descarte. É um serviço oferecido pelo Município, por meio do Samae, destinado a pessoas físicas que têm materiais sem utilidade para descartar. Os tipos de materiais aceitos são pneus, móveis velhos, eletroeletrônicos, colchões velhos, plásticos, metais. Não são aceitos lixo doméstico, resíduos da construção civil, podas de árvores e materiais tóxicos como agrotóxicos. Lâmpadas fluorescentes devem ser devolvidas à loja que vendeu as lâmpadas, pois os estabelecimentos as recolhem depois de inutilizado.
O endereço do PEV é Rua Leocádio Osmar Rodrigues, s/n – Vila Lenzi, próximo à Arena Jaraguá. O telefone para informações é o 3273-8008. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Sábado, das 8 ao meio-dia. O serviço é gratuito, basta levar o material até o PEV.
Como denúnciar?
A população pode denunciar casos de descarte irregular de entulho. Os números são o 190 da Polícia Militar e/ou a Ouvidoria da Prefeitura, pelo 0800-642-0156 ou aplicativo Jaraguá na Mão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO