Baleias-jubarte ficam presas em redes de pesca e são resgatadas em Florianópolis
A baleia-jubarte, teve a rede de pesca retirado com sucesso.
• Atualizado
Na última segunda-feira (14), uma baleia-jubarte ficou enredada próximo à Praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, e precisou de auxilio para resgate. O animal foi liberado na manhã desta terça-feira (15). Uma segunda baleia-jubarte enredada também foi registrada na Praia do Pântano do Sul.
No início da manhã desta terça-feira (15), embarcações da Polícia Militar Ambiental-SC, e do Corpo de Bombeiros-SC localizaram a baleia, que havia sido sinalizado com boias pelo Corpo de Bombeiros na noite anterior. Foi avaliado o melhor procedimento para a retirada da rede, levando em conta a segurança do animal.
A baleia-jubarte, teve a rede de pesca retirado com sucesso. Aparentemente, a rede encontrada era de caceio, não fixa, e de malha simples. Ou seja, não era uma rede feiticeira.
Ocorrência no Sul da Ilha
Assim que a operação no Norte da Ilha foi finalizada e a equipe se deslocava para o atendimento no Pântano do Sul veio a informação de que a segunda baleia-jubarte já havia sido liberada.
Durante o final de semana, houve registro de duas baleias-jubarte mortas presas em rede: uma na Praia da Solidão e outra próximo à Praia da Galheta, em Florianópolis.
Desenredamento de grandes cetáceos
A atividade de desenredamento de baleias é uma atividade extremamente perigosa e que só pode ser realizada por pessoal treinado e autorizado para esta atividade. Os acidentes com atividade de desenredamento já foram registrados ao redor do mundo e podem causar mutilações e até morte. Por isso é muito importante seguir o protocolo internacional de segurança estabelecido pela Comissão Baleeira Internacional. Em Santa Catarina, a equipe treinada e autorizada é o Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA da Baleia Franca.
Migração anual
Este ano muitas baleias-jubarte foram avistadas no litoral de Santa Catarina. As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo. As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira.
Ao avistar uma baleia nadando no litoral é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento das baleias.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO