Baleia-jubarte encalha morta em praia de Florianópolis
Há suspeita que esta baleia seja o animal que estava preso em redes de pesca há dias, próximo à Praia da Solidão
• Atualizado
Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou morta na Praia dos Açores, no Sul da Ilha de Santa Catarina, na noite de terça-feira (15). Nesta quarta-feira (16), a equipe do R3 Animal/Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) realizou o exame necroscópico no local. Como o animal juvenil de 7,5 metros de comprimento estava em avançado estágio de decomposição, não foi possível identificar a causa da morte. A baleia foi enterrada na praia com a ajuda de uma máquina retroescavadeira.
De acordo com o médico veterinário Sandro Sandri, devido ao avançado estágio de decomposição interna e externa não há possibilidade de identificar a causa da morte e nem o sexo. Há suspeita que esta baleia seja o animal que estava preso em redes de pesca há dias, próximo à Praia da Solidão.
Esta é a quinta ocorrência de baleias-jubarte mortas em Florianópolis este ano.
Além da equipe da R3 Animal/Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Intendência do Pântano do Sul da Prefeitura de Florianópolis, que cedeu a máquina retroescavadeira.
Baleia jubarte: migração anual
Este ano estamos com uma grande ocorrência de baleias-jubarte no litoral de Santa Catarina. As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir, mas a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo. As baleias-jubarte já saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção e agora com o aumento populacional estão aparecendo com mais frequência em outros locais da costa brasileira.
Elas podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de Krills, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu da boca).
Ao avistar uma baleia nadando no litoral é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento das baleias. Caso aviste um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO