Amazonas: número de cidades em emergência por causa da seca sobe para 40
A seca severa que atinge o Amazonas deve ser prolongada até o final de outubro, atingindo cerca de 500 mil pessoas
• Atualizado
Subiu para 40 o número de cidades em situação de emergência devido à seca severa que atinge o estado do Amazonas. A atualização foi divulgada pela Defesa Civil, que também apontou para 19 cidades em alerta, uma em atenção e duas em normalidade. Até o momento, 64.448 famílias foram afetadas pela seca, o equivalente a 257.791 pessoas.
Na tarde de quarta-feira (4), o governador Wilson Lima (União Brasil) recebeu o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e ministros. A comitiva esteve em Manaus, onde anunciou o envio de ajuda humanitária para minimizar o impacto da estiagem no estado, bem como R$ 138 milhões para obras de dragagem nos rios Solimões e Madeira.
Leia Mais
Além disso, o governo enviou 191 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para auxiliar nos incêndios florestais e R$ 15 milhões para aquisição de uma aeronave para combater as chamas. Benefícios sociais também foram antecipados nos municípios afetados, como o Bolsa Família.
A seca severa que atinge o Amazonas deve ser prolongada até o final de outubro, atingindo cerca de 500 mil pessoas. Isso porque a baixa do nível dos rios está resultando no desabastecimento de produtos de primeira necessidade, como comida, gasolina e água. As altas temperaturas ainda resultaram em mais de 1,6 mil incêndios florestais.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO